Maceió apresenta Protocolo de Regulação para Realização de Laqueadura/Cesárea

O protocolo tem como objetivo orientar o acompanhamento e encaminhamento de mulheres que desejam realizar o procedimento

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió apresentou nesta quinta-feira (11) o Protocolo de Regulação para a Realização de Laqueadura/Cesárea na cidade. O regulamento foi elaborado em conjunto com o Colegiado de Maternidades de Maceió e profissionais das maternidades e da gerência de Saúde da Mulher da SMS, visando garantir o acesso de mulheres ao procedimento.

Como funciona o protocolo

O protocolo estabelece que a laqueadura deverá ser trabalhada com as gestantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante o pré-natal. A mulher será acompanhada e encaminhada ao serviço habilitado para a realização do procedimento, com o acompanhamento da equipe multidisciplinar da UBS, incluindo psicólogo, assistente social, enfermeiro e médico.

Participação de psicólogos e assistentes sociais

Além da equipe médica e de enfermagem, o protocolo reforça a necessidade do parecer do profissional de psicologia e de assistência social. Roseane Farias, gerente de Atenção Psicossocial da SMS, destacou a importância da inclusão desses profissionais no acompanhamento da mulher que deseja realizar a laqueadura/cesárea.

Critérios para encaminhamento e realização de cesárea/laqueadura

O protocolo estabelece critérios para o encaminhamento e realização dos procedimentos, como idade mínima de 21 anos, ter dois filhos, parecer favorável psicossocial, idade gestacional acima de 39 semanas no Risco Habitual, e autonomia do profissional médico do serviço para realizar ou não o procedimento.