Alagoas abre vacinação contra a Influenza para todos a partir de seis meses de idade

A medida atende determinação do Ministério da Saúde, em resposta ao aumento de internações por infecções respiratórias no país

0
12

A partir de segunda-feira (15), todos os alagoanos a partir dos seis meses de idade poderão se vacinar contra a Influenza. A medida, determinada pelo Ministério da Saúde, vem em resposta ao aumento de internações por infecções respiratórias em todo o país.

Como se vacinar

Para se vacinar, é necessário comparecer a um posto de vacinação em qualquer um dos 102 municípios do estado, portando o Cartão de Vacinação. Para crianças de seis meses a dois anos que estão sendo vacinadas pela primeira vez, uma segunda dose deve ser aplicada quatro semanas após a primeira.

Anteriormente, a vacinação era destinada a grupos específicos

Até a última sexta-feira (12), a Campanha de Vacinação contra a Influenza era destinada apenas a grupos específicos mais suscetíveis a quadros graves da doença, como idosos, trabalhadores da saúde, crianças menores de seis anos, gestantes, entre outros.

Aumento de casos de Influenza em Alagoas

No ano de 2022, Alagoas registrou 79 casos confirmados de Influenza e 47 óbitos. Nos primeiros quatro meses de 2023, já são 203 casos confirmados e quatro óbitos.

Apelo para a vacinação

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, e a assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, Rafaela Siqueira, apelam para que os alagoanos compareçam aos postos de vacinação. Ambos destacaram que a vacina é comprovadamente segura e eficaz, prevenindo contra a forma grave da doença e evitando internações hospitalares e óbitos.