Um idoso de 81 anos foi resgatado de uma situação de negligência e condições insalubres em que vivia no bairro Tabuleiro do Martins, em Maceió. A ação, que aconteceu na sexta-feira (12), foi parte do Programa Pessoa Idosa Protegida, da Secretaria de Estado da Segurança Pública, e ocorreu após uma denúncia feita pelo Disque-denúncia, o 181.
Condições de vida precárias
Equipes da Base Comunitária Segurança do conjunto Osman Loureiro, pertencente ao 4º Batalhão da Polícia Militar, e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social do Santa Lúcia, da Prefeitura de Maceió, foram até o imóvel onde o idoso vivia. Lá, encontraram o senhor em condições precárias, sem alimentação, água e sem os cuidados básicos de higiene. Ele vestia apenas a roupa do corpo, que estava suja de fezes e urina. Como não havia banheiro na casa, o idoso fazia suas necessidades em um balde.
Transferência para o abrigo
Após o resgate, o idoso foi encaminhado para a Casa de Passagem Familiar, localizada no bairro do Jaraguá. Antes disso, ele passou pela Unidade de Pronto Atendimento Galba Novaes de Castro, onde fez exames e recebeu medicação, já que estava desidratado e com a pressão alta.
Continuação das diligências
O Programa Pessoa Idosa Protegida continuará com as diligências para localizar o filho do idoso, que supostamente deixou o pai sem a assistência necessária e ainda se beneficiava do dinheiro dele. O indivíduo não foi encontrado durante a operação.