A Secretaria de Estado de Saúde levou diversos serviços para o bairro de Ipioca, nesta sexta-feira (28), dentro das ações do Programa Vida Nova nas Grotas. Foram disponibilizadas à população consultas nas especialidades de ortopedia, oftalmologia, cardiologia, ginecologia e clínica geral, além de exames como eletrocardiograma e testes rápidos para HIV e sífilis, bem como marcação de exames pré-operatórios.
Para a médica e coordenadora do Núcleo de Regulação da Sesau, Lys Sanchez, a iniciativa possibilitou que os moradores de Ipioca tivessem acesso a serviços especializados, ampliando o conforto e a assistência das pessoas. “A população pode receber consultas com especialistas, sem se deslocar para grandes centros de referência, como o HGE [Hospital Geral do Estado], por exemplo”, explicou.
A dona de casa Maria Mercedes, de 93 anos, foi atendida pelo clínico geral em decorrência de estar sofrendo com tonturas frequentes. “Fui muito bem atendida e espero que mais ações assim aconteçam sempre em nosso bairro de Ipioca, que é muito carente”, declarou.
Para a aposentada Ivonice Conceição, de 67 anos, a iniciativa foi uma oportunidade para examinar seus olhos com um oftalmologista. “Fui diagnosticada com catarata. Irei realizar os exames e estou muito confiante com o resultado. A organização do evento foi sempre muito atenciosa e profissional com todos”, destacou. Já a aposentada Cícera da Silva, de 86 anos, procurou o ortopedista com reclamações de dores nas articulações. “O médico foi muito atento a tudo e me lembrou sobre a importância de atividades físicas regulares, além de passar exames para melhor investigação dos sintomas” relatou.
O secretário estadual de Saúde, o médico Gustavo Pontes de Miranda, lembrou do compromisso do Governo do Estado estar sempre próxima da população, levando serviços de saúde. “É missão da gestão estadual de saúde levar os serviços onde o povo está, trazendo acessibilidade e resolutividade para população alagoana, especialmente a mais carente”, declarou o secretário.