RESGATANDO A HISTÓRIA E O LEGADO DA SEGUNDA GUERRA

0
19

Em uma iniciativa que entrelaça educação, história e memória, alunos da Escola Municipal Creuza Gomes dos Santos, localizada na pitoresca Barra dos Coqueiros (SE), tiveram a oportunidade única de conhecer o Memorial de Sergipe. Esta visita, apoiada pelo GRUSEF na parte dedicada à Segunda Guerra Mundial, não foi apenas uma aula de história, mas uma imersão no legado de coragem e sacrifício que moldou o mundo contemporâneo.

UMA LIÇÃO VIVA DE HISTÓRIA

Sob a coordenação dos professores Laís Amaral Vieira Lima e Ronaldo Guirra, a excursão se transformou em uma poderosa aula ao vivo, onde os alunos puderam tocar, ver e sentir a história de maneira palpável. A professora Laís, filha do ex-combatente sergipano Luiz Vieira Lima, compartilhou com os alunos a incrível jornada de seu pai, desde sua terra natal em Nossa Senhora do Socorro até os campos de batalha da Itália.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A CRUZ DE COMBATE DE 1ª CLASSE

Luiz Vieira Lima, que aos 22 anos se voluntariou para servir na Força Expedicionária Brasileira, tornou-se um exemplo de bravura e patriotismo. Embarcando para a Itália em setembro de 1944, sem saber o que o futuro reservava, ele retornou ao Brasil condecorado com a Cruz de Combate de 1ª Classe, a mais alta honraria concedida pela FEB. A história de Lima é um testemunho do sacrifício e da valentia dos brasileiros que lutaram em solo estrangeiro durante um dos períodos mais sombrios da história mundial.

A REPERCUSSÃO ENTRE OS ALUNOS

A reação dos alunos foi de admiração e reverência. As palavras da professora Laís, “Eu amei e os alunos também. Eles ficaram admirados quando falei que ali era o nome do meu pai”, ressoam o impacto emocional e educativo que a visita ao memorial proporcionou. A iniciativa dos professores em trazer à vida a história de um herói local amplia o entendimento dos alunos sobre o significado da Segunda Guerra Mundial, transcendo os limites do livro didático.

COLABORAÇÃO E MEMÓRIA

Laís e seus irmãos, colaboradores do GRUSEF, exemplificam a importância de preservar a memória histórica e de compartilhar as histórias de heroísmo e sacrifício de gerações passadas. Através de iniciativas como esta visita ao Memorial de Sergipe, os alunos não apenas aprendem sobre eventos históricos, mas também sobre o valor do serviço, da coragem e do sacrifício pessoal.