NAVIO DA MARINHA DOS EUA TRANSPORTA DOAÇÕES PARA O RIO GRANDE DO SUL

0
28

A Marinha dos Estados Unidos da América (EUA) se uniu à Marinha do Brasil para apoiar as famílias do Rio Grande do Sul afetadas pelas fortes chuvas. O navio USNS “John Lenthall” parte do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (24), carregado com 15 toneladas de donativos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Desenvolvimento

Os donativos, arrecadados e armazenados pela Marinha do Brasil, incluem água mineral, alimentos não perecíveis, ração e material de higiene e limpeza. Estes itens serão transferidos em alto-mar para o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, da Marinha do Brasil, que está em operação no Rio Grande do Sul desde o início de maio.

A operação, parte da “Southern Seas 2024”, demonstra a colaboração internacional e será realizada na próxima segunda-feira (27). A transferência de carga externa, conhecida como VERTREP (Vertical Replenishment), será feita na costa gaúcha utilizando helicópteros brasileiros e norte-americanos, fortalecendo a interoperabilidade entre as marinhas dos dois países.

Impacto na Segurança Pública

Desde o dia 30 de abril, a Marinha do Brasil tem atuado intensamente nas áreas afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Mais de 2.000 militares, 11 helicópteros, 9 navios, 73 embarcações e 215 viaturas foram mobilizados para prestar auxílio. Já foram transportadas mais de 400 toneladas de donativos e 130 mil litros de água engarrafada.

Colaboração entre Forças Armadas, Indústria e Academia

A operação conjunta entre as marinhas dos EUA e do Brasil ressalta a importância da colaboração entre forças armadas e a eficiência no transporte de ajuda humanitária. Essa parceria fortalece os laços entre os dois países e melhora a capacidade de resposta em situações de emergência.

Fortalecimento da Base Industrial de Defesa

A utilização de tecnologia militar avançada e a coordenação logística entre as marinhas demonstram a capacidade da Base Industrial de Defesa do Brasil em mobilizar recursos rapidamente. A operação inclui o uso de estações móveis de tratamento de água e um Hospital de Campanha com 40 leitos em Guaíba, além do atendimento à população em municípios ao sul da Lagoa dos Patos pelo NAM “Atlântico”.