Mais de 337 mil estudantes alagoanos estão prontos para a 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), cujas provas serão aplicadas na próxima terça-feira, 4 de junho. Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a OBMEP é uma das maiores competições de conhecimento do país e, este ano, bateu recordes de participação com 56.513 escolas e 5.564 cidades, abrangendo 99,9% dos municípios brasileiros.
Em âmbito nacional, a competição conta com a participação de 18,5 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.
Mensagem de Incentivo
A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, desejou boa sorte a todos os participantes alagoanos. “A OBMEP é uma das olimpíadas mais importantes do país e oferece muitas oportunidades aos medalhistas. Parabenizo todas as escolas e professores pelo empenho e desejo uma excelente prova aos nossos estudantes”, afirmou.
Crescimento em Alagoas
O coordenador estadual da OBMEP, Professor Adelailson Peixoto, do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), destacou o aumento no número de inscrições em Alagoas. “Este ano, 884 escolas de 102 municípios estão inscritas, seis a mais que em 2023”, informou. Pela rede estadual, 153.380 estudantes de 282 escolas participarão, representando 45,5% do total de alunos e 32% das escolas. “Registramos um crescimento na rede estadual, com três escolas a mais em comparação a 2023”, acrescentou.
Desempenho Histórico
Na edição 2023 da OBMEP, a rede estadual de ensino de Alagoas teve seu melhor desempenho histórico, conquistando quatro medalhas de ouro na esfera nacional, totalizando 22 medalhas. Além dos quatro ouros, foram obtidas três pratas e 15 bronzes. As 250 Menções Honrosas nacionais elevaram o número de premiados para 272. Seis professores e quatro escolas também foram premiados.
Na etapa regional, que reconhece os melhores desempenhos de cada estado, 76 estudantes da rede estadual foram medalhistas, com sete ouros, 17 pratas e 52 bronzes. Os alunos premiados tanto na etapa regional quanto na nacional receberão suas medalhas em uma cerimônia de premiação no segundo semestre de 2024.