HOMENAGEM LIMITADA A VÍDEO DE APOIO AOS GAÚCHOS 🇧🇷

0
7

Este ano, a Marinha do Brasil optou por uma abordagem diferente para celebrar o Dia da Marinha, que marca os 159 anos da Batalha Naval do Riachuelo. Em vez das tradicionais festividades, o foco está no apoio às vítimas dos severos temporais e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.

Decisão do Comandante Olsen

Seguindo a determinação do comandante da Marinha do Brasil, Marcos Sampaio Olsen, todas as celebrações alusivas à vitória brasileira na Batalha Naval do Riachuelo foram canceladas. Esta batalha, que ocorreu em 11 de junho de 1865, foi crucial para a vitória da Tríplice Aliança (Brasil, Uruguai e Argentina) sobre o Paraguai. No entanto, devido à situação crítica no Rio Grande do Sul, a Marinha decidiu concentrar todos os seus esforços nas ações de resgate e atendimento às populações afetadas.

Vídeo Institucional de Apoio

Neste sábado (1º/6), a Marinha divulgou um vídeo institucional, sem imagens, apenas com a locução legendada de uma militar gaúcha, explicando que “neste ano, o Dia da Marinha, em 11 de junho, está diferente”. A mensagem ressalta que, em vez de celebrações, a Marinha está dedicada a levar solidariedade e esperança ao povo gaúcho. A peça institucional termina com a famosa frase do Almirante Barroso: “Neste momento difícil, o Brasil espera que cada um cumpra o seu dever”.

Solenidades Discretas

Embora as comemorações públicas tenham sido canceladas, a data não passará totalmente em branco. As cerimônias serão discretas e limitadas ao corpo militar. Segundo comunicado interno, as atividades incluirão a entoação do Hino Nacional, leituras da Ordem do Dia do comandante e da mensagem do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e a promoção de praças. A entrega de medalhas e distintivos foi adiada por tempo indeterminado.

Esforços de Resgate e Assistência

A Marinha enviou ao Sul a maior embarcação de guerra da América do Sul, o Navio Aeródromo Multipropósito Atlântico, que ancorou no Porto de Rio Grande com toneladas de equipamentos, helicópteros e um hospital com UTI. A Unidade Médica Expedicionária da Marinha está atuando desde 9 de maio no hospital de campanha montado em Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Essas ações demonstram o comprometimento da Marinha em apoiar as comunidades afetadas e mitigar os impactos da tragédia.

Mensagem de Solidariedade

“Celebrar o heroísmo da Batalha Naval do Riachuelo é nossa tradição, mas, desta vez, estamos dedicados a apoiar a população do Rio Grande do Sul ao levar solidariedade e esperança a esse povo que também dá grande valor às suas tradições”, destaca a mensagem do vídeo institucional.

MARINHA DO BRASIL AMPLIA APOIO E RESGATE NO RIO GRANDE DO SUL COM OPERAÇÕES INTEGRADAS DE EMERGÊNCIA