DELEGAÇÃO INTERAMERICANA VISITA POLÍCIA NACIONAL DA COLÔMBIA PARA COMBATE AO TERRORISMO 🇧🇷

0
6

No dia 21 de maio, uma delegação coordenada pelo Grupo de Monitores Interamericanos de Desminagem Humanitária na Colômbia (GMI-CO), em conjunto com a Junta Interamericana de Defesa e o Programa de Ação Integral contra Minas Antipessoal da Organização de Estados Americanos (AICMA-OEA), visitou a Área de Resposta Antiterrorista da Diretoria de Investigação Criminal e Interpol da Polícia Nacional da Colômbia. A visita contou com a participação de oficiais da Missão de Instrutores e Assessores em Desminagem Humanitária do Brasil na Colômbia e do Assessor Técnico em Explosivos do Programa AICMA-OEA.

Objetivos da Visita

Apresentação de capacidades da Polícia Nacional da Colômbia

O principal objetivo foi ampliar o conhecimento da delegação sobre os artefatos explosivos improvisados encontrados na Colômbia e observar as capacidades da polícia colombiana em resposta, investigação e treinamento relacionadas a essa ameaça. Segundo o Capitão de Mar e Guerra (FN) Leonel Mariano da Silva Júnior, chefe do GMI-CO, “foi possível conhecer o grande esforço e a louvável capacidade da Polícia Nacional Colombiana no combate ao terrorismo, permitindo à delegação correlacionar suas capacidades com as de outras organizações, militares ou civis, que atuam contra minas antipessoal ou artefatos explosivos improvisados no país.”

Participação Brasileira e Internacional

A delegação incluiu seis oficiais brasileiros (dois da Marinha e quatro do Exército) e um oficial do Exército Mexicano. Desde 2006, o GMI-CO apoia os esforços da OEA e das autoridades colombianas para mitigar os efeitos das minas antipessoal e dos dispositivos explosivos improvisados, que afligem a população colombiana há mais de seis décadas.

Fortalecimento das Capacidades

Durante a visita, a delegação teve a oportunidade de conhecer detalhadamente as capacidades da Polícia Nacional da Colômbia no combate ao terrorismo e à ameaça de explosivos improvisados. Este intercâmbio de informações e técnicas é fundamental para fortalecer a cooperação internacional e aprimorar as estratégias de combate a essas ameaças, promovendo um ambiente mais seguro na região.

SECRETÁRIO-GERAL DA IMO VISITA ESCOLA DE GUERRA NAVAL NO BRASIL PARA DISCUSSÕES ESTRATÉGICAS