Em 4 de junho de 2024, um Acordo de Cooperação Técnica (CTI) foi assinado entre o Governo do Ceará, o Ministério da Defesa (MD), o Comando da Aeronáutica (COMAER), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI – Ceará). O objetivo é a implantação do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), vinculado ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), no campus cearense. Este acordo é um marco importante para a educação e a inovação tecnológica na região.
Fomento à Pesquisa e Inovação
O ICT será integrado ao SENAI e promoverá pesquisas de interesse das indústrias locais, complementando os cursos oferecidos no campus do ITA. O plano diretor, que será desenvolvido nos próximos 60 dias, inclui iniciativas voltadas ao ensino, pesquisa e inovação, alinhando-se ao desenvolvimento da indústria local, cujo Produto Interno Bruto (PIB) é de aproximadamente R$ 34 bilhões, representando 1,7% da indústria nacional.
Parcerias e Desenvolvimento Sustentável
A assinatura do acordo contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, e o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno. Durante o evento, o Ministro destacou a importância da educação como motor de desenvolvimento para o Ceará. “Estamos colhendo frutos de uma semente plantada no início do ano. O projeto de trazer o ITA para o Ceará é um grande acerto,” afirmou.
Importância da Tríplice Hélice
O Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araújo, Coordenador do Acordo de Cooperação Técnica, enfatizou a importância da Tríplice Hélice, que integra indústria, academia e governo. “As pesquisas desenvolvidas no ITA têm resultados práticos e relevantes para a indústria, beneficiando diretamente o país,” disse.
Expansão e Impacto
A nova unidade do ITA no Ceará será a primeira no Nordeste e a segunda do país, a primeira sendo em São José dos Campos (SP), funcionando desde 1950. O Ceará, destaque nas aprovações do vestibular do ITA, motiva a construção do novo campus na Base Aérea de Fortaleza. A estudante Soraia Lima, por exemplo, expressou sua alegria em não precisar se deslocar para outro estado para estudar. “Estou me preparando desde já para o vestibular para, quando chegar minha vez, passar de primeira!”
Fortalecimento da Educação e Tecnologia
O Comandante da Base Aérea de Fortaleza, Tenente-Coronel Leonardo Amorim de Oliveira, destacou o orgulho em sediar o ITA. “Essa parceria entre governo do Ceará, indústria e Aeronáutica é de grande relevância para o desenvolvimento do estado e do país com todo esse viés tecnológico,” afirmou.
Lançamento do Edital de Admissão
Na ocasião, foi entregue o Edital do Concurso de Admissão ao ITA para o ano de 2025, com cursos a serem ministrados no campus do ITA Ceará a partir de 2027. O ITA, criado em 1950, é um centro de referência no ensino de engenharia e tecnologia no Brasil, com processos seletivos rigorosos e uma forte conexão com a indústria.
TECNOLOGIA DE PONTA DA FAB NO COMBATE A DESASTRES: MAPEAMENTO SATELITAL REVELA ÁREAS DE RISCO NO RS