Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias. |
A chegada da água tem transformado a realidade de famílias no semiárido alagoano. Com a ampliação do Programa de Cisternas, parte do projeto Mais Água Alagoas, o governo estadual, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, tem garantido o acesso a água potável e fortalecido a agricultura familiar na região.
O programa possibilita que famílias em situação de vulnerabilidade social deixem de percorrer grandes distâncias em busca de água. Um exemplo é Cícero de Souza, morador da zona rural de Minador do Negrão, que agora conta com uma cisterna para abastecer sua propriedade. “Agora a gente tem água de inverno a verão. Não falta mais água para mim depois dessa cisterna, que está sempre cheia”, celebrou o agricultor.
Desde 2012, cerca de 15 mil famílias em 40 municípios foram beneficiadas com tecnologias como cisternas, tanques de pedras e barragens subterrâneas. Com novos investimentos, esse número deve crescer ainda mais. Na primeira etapa, serão construídas 554 cisternas em cinco municípios, com investimento de mais de R$ 9 milhões. A segunda fase, prevista para o primeiro semestre de 2025, contará com R$ 17 milhões para a construção de 1.875 cisternas em 18 municípios do semiárido.
A secretária de Agricultura e Pecuária de Alagoas, Aline Rodrigues, destacou a importância do projeto: “Promover o acesso à água é uma prioridade do Governo de Alagoas. Esse programa transforma a vida das famílias que vivem no semiárido”.
As cisternas podem armazenar de 16 mil a 52 mil litros de água da chuva, garantindo segurança hídrica para consumo e produção de alimentos. Rafaela dos Santos, da comunidade quilombola Tabacaria, em Palmeira dos Índios, aguarda ansiosa a instalação do equipamento. “Vou ter minha cisterna para tomar água tratada, água boa. Vai fazer muita diferença na minha vida”, afirmou.
O programa segue em plena execução, com mobilização, seleção e capacitação das famílias beneficiadas, garantindo acesso à água para quem mais precisa.