Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias. |
Maceió se destaca como a principal geradora de empregos no setor de turismo em Alagoas, superando, sozinha, o desempenho dos demais municípios do estado. Segundo dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), de janeiro a julho de 2024, Maceió criou 991 novos empregos na “Cadeia de Turismo”, enquanto os outros 101 municípios alagoanos somaram 917 postos de trabalho.
No ano anterior, a diferença também foi significativa. Em 2023, dos 1.975 empregos gerados no turismo em Alagoas, 1.134 foram registrados em Maceió, representando 58% do total estadual. Os dados nacionais referentes a 2024 ainda não foram divulgados.
Maceió impulsiona o mercado de trabalho formal em Alagoas
Além do setor turístico, Maceió também se destacou na geração de empregos formais. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a capital alagoana foi responsável por quase 60% dos 20.363 empregos gerados no estado em 2024, totalizando um saldo positivo de 11.712 novos postos com carteira assinada.
Com esse desempenho, Maceió ultrapassou a marca de 250 mil trabalhadores formais, consolidando-se como um dos principais polos de emprego do Nordeste. Esse crescimento reflete os investimentos históricos da atual gestão municipal, liderada pelo prefeito JHC.
Investimentos estruturais impulsionam o turismo e o comércio
Desde 2021, a Prefeitura de Maceió tem adotado estratégias para fomentar o turismo, como a criação de um calendário de eventos na alta e baixa temporada, além da promoção da cidade em nível nacional e internacional. Também foram realizadas melhorias na infraestrutura para tornar a capital ainda mais acolhedora para turistas e maceioenses.
Esse conjunto de ações tem impulsionado não apenas o turismo, mas também o setor de comércio e serviços, consolidando Maceió como um dos destinos mais procurados do Brasil.