Secretaria de Agricultura vai implantar vitrine tecnológica no Sertão

0
16
Secretaria de Agricultura vai implantar vitrine tecnológica no Sertão
Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias.

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) anunciou a implantação de uma vitrine tecnológica demonstrativa de hortaliças no Centro Xingó, em Piranhas. A iniciativa, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), tem como objetivo mostrar aos agricultores familiares do Sertão a viabilidade e eficiência das hortaliças no semiárido alagoano.

Para avaliar a estrutura do Centro Xingó, equipes da Seagri e da Embrapa realizaram uma visita técnica, analisando o solo e a viabilidade da implantação da vitrine tecnológica. O projeto demonstrará como a combinação de tecnologia social e melhoramento genético pode tornar a produção de hortaliças mais eficiente e sustentável na região.

A gestora do Centro Xingó, Juliana Fernandes, destacou o impacto positivo da parceria entre a Seagri e a Embrapa. “Com essa vitrine tecnológica, agricultores, estudantes e técnicos poderão ver na prática como o uso de tecnologias sociais e de baixo carbono pode impulsionar a produção”, afirmou. Durante a missão, a equipe também visitou comunidades rurais em Palmeira dos Índios, Arapiraca, Olho d’Água do Casado, Delmiro Gouveia e Lagoa da Canoa.

Oportunidade de cultivo e geração de renda

O agricultor Carlos Dias, morador da comunidade Canafístula Frei Damião, em Palmeira dos Índios, é um dos participantes da pesquisa da Embrapa. Ele e sua esposa, Keila Pinto, cultivam frutas e hortaliças de forma sustentável, utilizando tecnologia de cultivo protegido. Como parte da iniciativa, a Seagri fornecerá um kit de irrigação para ampliar sua produção.

“Para nós, pequenos produtores do semiárido, esse kit é essencial. Com ele, poderemos diversificar a produção e melhorar a qualidade dos nossos produtos”, destacou Carlos Dias.

Outro beneficiado será Cícero Robério, da comunidade Lagoa da Vaca, em Olho d’Água do Casado. “Minha expectativa é alta, porque esse kit nos ajudará a aumentar a produção e reduzir custos”, afirmou.

Sustentabilidade e esperança no Semiárido

O Programa de Irrigação do Governo de Alagoas possibilita que pequenos agricultores fortaleçam sua produção de forma sustentável. Os kits de irrigação distribuídos pela Seagri representam um grande avanço para os produtores da região, permitindo a diversificação de culturas, aumento da produção e estabilidade na geração de renda.

“A Seagri e a Embrapa estão trabalhando juntas para demonstrar que a combinação de irrigação e melhoramento genético pode impulsionar a produção agrícola no semiárido”, afirmou Joelmir Farias, superintendente de Irrigação da Seagri.

A missão contou com a presença de Fabiana Torres, gerente de Irrigação da Seagri, e Flavia Teixeira, engenheira agrônoma da Embrapa Hortaliças.

Fonte: Gazeta Nordestina

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here