MARINHA DO BRASIL RECEBE PRÊMIO DE MELHOR ESTAÇÃO DA REDE NAVAL INTERAMERICANA DE TELECOMUNICAÇÕES 🇧🇷

MARINHA DO BRASIL RECEBE PRÊMIO DE MELHOR ESTAÇÃO DA REDE NAVAL INTERAMERICANA DE TELECOMUNICAÇÕES 🇧🇷

O Centro Operacional da Força de Submarinos foi agraciado, em 29 de maio, com o prêmio de “Melhor Estação” da Rede Naval Interamericana de Telecomunicações (RNIT), referente ao ano de 2023. A premiação tem como objetivo incentivar as estações integrantes a alcançarem níveis superiores de eficiência na operação da Rede, promovendo um contínuo aprimoramento.

Cerimônia de Entrega dos Prêmios

A cerimônia de entrega do prêmio foi presidida pelo Diretor de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha (DCTIM), Contra-Almirante Marcelo da Silva Gomes, e contou com a presença do Comandante da Força de Submarinos, Contra-Almirante Humberto Luis Ribeiro Bastos Carmo, e do Subsecretário da RNIT, Capitão de Corveta Guilherme Henrique Ioty Faria.

Premiação “María Canales Award”

Subsecretário da RNIT durante a entrega do Prêmio “María Canales”

Durante o evento, também foi entregue o prêmio do concurso “María Canales Award”, na categoria Inovação, ao Capitão de Mar e Guerra Mario Rubens Giordano Simões, da DCTIM, por conquistar o primeiro lugar entre os 19 países-membros participantes. O trabalho vencedor abordou o tema “Plataforma Unificada de Comunicações na All Partners Access Network”. Este prêmio foi criado em 2023 em homenagem à Comandante María Canales, a primeira oficial mulher da Marinha de Guerra do Peru a assumir o comando da Estação Naval de Pucallpa, e tem como objetivo estimular o desenvolvimento de ideias que melhorem a eficiência e eficácia da rede e das conferências.

Imposição de Medalhas

A cerimônia também incluiu a imposição de medalhas aos militares que se destacaram na operação da Rede. Foram agraciados com a medalha “Rede Naval Interamericana de Telecomunicações”:

  • Primeiro-Tenente (AA) Jader Figueiredo Nogueira, do Comando em Chefe da Esquadra (ComemCh)
  • Primeiro-Sargento Antônio José dos Santos Junior, ComemCh
  • Segundo-Sargento Hudson Antonio da Costa, do Comando da Força de Submarinos (ComForS)
  • Cabo Thiago Luiz de Souza Rocha, ComemCh

Histórico da RNIT

A RNIT, composta por 19 países, foi criada em 1962 durante a III Conferência Naval Interamericana, realizada em Viña del Mar, no Chile. Seu propósito é manter o intercâmbio de comunicações entre os comandos navais dos países participantes. Além das informações operativas inerentes às Operações Navais Interaliadas, a RNIT também é responsável pelo tráfego de mensagens de coordenação conjunta dos países-membros frente a catástrofes naturais.

DIRETORIA DE AERONÁUTICA DA MARINHA REALIZA VISTORIA DE SEGURANÇA NO GRUPO AÉREO NAVAL DE MANUTENÇÃO

About Redação Maceió em Foco

Check Also

blank

Compradores devem ficar atentos a golpe de cobrança falsa em nome dos Correios

Os Correios emitiram um alerta importante para os consumidores: um novo golpe está circulando, usando …