MARINHA DO BRASIL RESGATA OITO TRIPULANTES À DERIVA EM NATAL (RN) 🇧🇷

MARINHA DO BRASIL RESGATA OITO TRIPULANTES À DERIVA EM NATAL (RN) 🇧🇷

Na última quarta-feira, 5 de junho, o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Nordeste (Salvamar Nordeste), coordenado pelo Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN), realizou uma operação bem-sucedida que resultou no resgate de oito tripulantes que estavam à deriva a 175 quilômetros do litoral de Natal, no Rio Grande do Norte. A embarcação “Burra Leiteira” estava sem propulsão e energia elétrica quando foi encontrada.

A Operação de Resgate

Mobilização Imediata

Assim que a Marinha do Brasil recebeu a informação sobre a situação crítica da embarcação, o Navio-Patrulha (NPa) “Grajaú” foi imediatamente deslocado para o local. A operação contou também com o apoio aéreo da Força Aérea Brasileira, que enviou a aeronave H-36 Caracal, do Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1°/8° GAV), para realizar o reconhecimento e confirmação da situação.

Resgate e Assistência Médica

Na madrugada de quinta-feira, 6 de junho, o NPa “Grajaú” resgatou os tripulantes. Às 20h do mesmo dia, o navio atracou na Base Naval de Natal, onde uma equipe médica da Marinha do Brasil avaliou os resgatados e confirmou que todos estavam em bom estado de saúde. “Foi um trabalho árduo, muitas horas até chegar ao local do resgate, mas conseguimos cumprir a missão, que era voltarmos todos em segurança para os nossos lares”, afirmou o Comandante do NPa “Grajaú”, Capitão-Tenente Lucas Nascimento.

Entendendo o SAR (Busca e Salvamento – Search and Rescue)

Salvaguardando Vidas no Mar

A principal missão do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Brasil (Salvamar Brasil) é preservar vidas humanas. Operando em uma área de responsabilidade SAR de aproximadamente 14,5 milhões de km², que abrange toda a costa brasileira, a “Amazônia Azul”, além das águas interiores, a Marinha do Brasil está sempre pronta para atuar em situações de emergência.

Estrutura e Recursos

Para garantir a eficiência das operações de resgate, a Marinha do Brasil divide a área de cobertura em nove sub-regiões, cada uma sob responsabilidade de um Distrito Naval. A estrutura inclui navios e aeronaves de pronto emprego, militares treinados e uma rede complexa de coleta e compartilhamento de informações, o que facilita a localização de vítimas e embarcações em perigo.

Segurança e Monitoramento Marítimo

Contato e Comunicação

Em situações de emergência, qualquer embarcação ou pessoa pode entrar em contato com a Marinha através do telefone 185, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Além do telefone, o contato pode ser feito por fax, e-mail ou pelo Sistema Global de Socorro e Segurança Marítimo (GMDSS).

Tecnologia a Serviço da Segurança

A utilização do aplicativo NAVSEG reforça a segurança durante as navegações, permitindo que a Autoridade Marítima monitore integralmente o trajeto da embarcação. O aplicativo envia dados de posição a cada 15 minutos aos centros de monitoramento da Marinha, facilitando a localização rápida e precisa em situações de perigo.

ESCOTEIROS E MARINHA DO BRASIL UNEM FORÇAS PARA AUXILIAR VÍTIMAS DAS ENCHENTES NO RIO GRANDE DO SUL

About Redação Maceió em Foco

Check Also

blank

Compradores devem ficar atentos a golpe de cobrança falsa em nome dos Correios

Os Correios emitiram um alerta importante para os consumidores: um novo golpe está circulando, usando …