Ascom Secult

Oficina de Maracatu para Mulheres celebra a força feminina na percussão e na cultura brasileira

Com o objetivo de fortalecer o protagonismo feminino e promover o acesso aos instrumentos percussivos e ao fazer artístico e cultural, o grupo Yá Dandara, em parceria com o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), promove a Oficina de Maracatu exclusivamente para mulheres.

A inscrição é gratuita e conta com o apoio do Museu Théo Brandão. O curso será nos dias 15, 22, 29 de julho e 5 de agosto, das 14h às 16h, no Museu Théo Brandão. As interessadas, a partir de 14 anos, podem se inscrever preenchendo o formulário disponível aqui.

A oficina de maracatu do Yá Dandara é uma iniciativa fundamental para destacar o papel das mulheres na percussão e na cultura brasileira como um todo. É um espaço onde a força, a criatividade e a expressão femininas são celebradas e fortalecidas, proporcionando uma plataforma para que mais mulheres possam explorar seu talento musical e se conectarem com a riqueza cultural do nosso país.

“É de extrema importância o apoio às iniciativas que promovem e disseminam a cultura para mulheres em espaços inclusivos e empoderadores, como o Maracatu Yá Dandara. Essa iniciativa não apenas valoriza a participação feminina na cultura, mas também contribui para o fortalecimento e a diversidade do nosso patrimônio cultural”, disse a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa.

Maracatu Yá Dandara

O Maracatu Yá Dandara é um grupo percussivo formado por mulheres que têm como objetivo primordial dar visibilidade à arte e cultura alagoana, utilizando a percussão, a dança, os cânticos e a musicalidade nordestina e afro como elementos impulsionadores de suas ações e criações.

Fundado em 2022, o grupo conta com a orientação musical da talentosa Dani Lins e do percussionista Wilson Santos. Atualmente, é composto por trinta mulheres, que agora, por meio dessa oficina, estão abrindo oportunidades para novas integrantes se juntarem a essa jornada inspiradora.

Serviço

Oficina de Maracatu Para Mulheres

Onde: Museu Theo Brandão

Quando: dias 15, 22, 29 de julho e 05 de agosto, das 14h às 16h,

Link para inscrição: https://doity.com.br/oficina-de-maracatu-para-mulheres

Contato: (82) 98867-0982

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

blank
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

Arthur Ramos: Pioneiro no Estudo da Cultura e Identidade Brasileira

Arthur Ramos de Araújo Pereira, uma mente brilhante nascida em Pilar em 1903, deixou um …