Divulgação

Alerta da Sefaz-AL Sobre Fraudes no Boleto do IPVA 2024

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) está alertando os contribuintes sobre a possibilidade de fraudes nos boletos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o ano de 2024. O órgão esclarece que a emissão legítima dos boletos deve ser realizada exclusivamente através do site oficial da Sefaz (sefaz.al.gov.br) ou pelo portal do imposto (ipvaonline.sefaz.al.gov.br). Quaisquer links compartilhados por outros meios, como o WhatsApp, devem ser considerados falsos.

Procedimentos em Caso de Golpe

A Sefaz orienta que, caso o contribuinte tenha sido vítima de um golpe, deve imediatamente registrar um Boletim de Ocorrência (BO) e fazer uma reclamação na Ouvidoria do órgão através do e-ouv.al.gov.br. É importante ressaltar que o pagamento do IPVA não deve ser realizado por PIX ou outros meios não oficiais.

Condições de Pagamento do IPVA 2024

O pagamento do IPVA 2024 pode ser efetuado à vista ou parcelado em até seis vezes, com o valor mínimo de cada parcela fixado em R$ 100,00. Para aqueles que optarem pelo pagamento integral até 31 de janeiro de 2024 ou pelo parcelamento, será concedido um desconto de 5% se estiverem cadastrados na campanha Nota Fiscal Cidadã (nfcidada.sefaz.al.gov.br).

Datas Limites para Pagamento por Final de Placa

O pagamento do IPVA segue um calendário baseado no final da placa dos veículos. As placas com finais 1 e 2 têm até 29 de fevereiro para quitar a cota única sem desconto ou a primeira parcela. Para as placas de finais 3 e 4, o prazo é até 28 de março; 5 e 6 até 30 de abril; 7 e 8 até 31 de maio; e 9 e 0 até 28 de junho.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

Porto de Maceió registra crescimento de 6,01% na movimentação de mercadorias no 1º semestre

O Porto de Maceió registrou um crescimento significativo na movimentação de mercadorias no primeiro semestre …