Projeto Pequenos Autores foi realizado na creche municipal João XXIII, no Jacintinho. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Projeto incentiva crianças a praticarem criatividade na escrita

As crianças do 2º período da creche municipal João XXIII, no Jacintinho, participaram durante cinco meses do Projeto Pequenos Autores para estimular a imaginação e a praticarem a criatividade na escrita. O resultado das criações foi exposto em livros criados pela própria creche, que juntou todos os textos e ilustrações realizados pelos alunos.

De acordo com a professora Cristiany Guedes, que teve a ideia do projeto na unidade, os trabalhos começaram a ser feitos durante o período de manutenção do prédio em 2022, quando as aulas tiveram que ser feitas de forma remota.

“Pensamos nesse projeto para que as crianças pudessem contar histórias criadas por elas mesmas. Eu fui a escriba, a pessoa que ouve e escreve, eles contavam as histórias e faziam as ilustrações. Duas ou três crianças foram escolhidas a cada dia para trabalhar as histórias”, contou a professora.

As histórias criadas foram abordaram assuntos como família, brinquedos, amizade, animais e o cotidiano. A construção do livro teve o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da unidade. A culminância do projeto se deu pelo lançamento dos livros e uma tarde de autógrafos, com a participação dos pais das crianças e de toda a comunidade escolar.

Para Ewerton Luan e Larissa Evelyn, pais da Laura Valentina, de 5 anos, foi um momento muito especial e importante. “Eu achei maravilhoso esse evento porque é uma novidade para cada criança. Esses projetos estimulam muito o aprendizado dessas crianças, principalmente na leitura e na escrita”, disse a mãe de Valentina.

A diretora da unidade, Fátima Maracaipe também comemorou o resultado do projeto. “Essas crianças entram no universo da escrita e da imaginação quando participam desses projetos. É uma imensa alegria saber que estamos proporcionando esse aprendizado, possibilitando um caminho para que eles se interessem e se tornem, futuramente, de fato escritores”, afirmou.

About Marcelo Barros, com informações da Prefeitura de Maceió

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

Uso de Celular ao Volante Gera Mais de 9.400 Multas em Alagoas este Ano

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) registrou, entre janeiro e outubro de 2024, …