Foto: Clara Canuto (estagiária)/Ascom Semed

Escola Municipal Clemente Rocha utiliza projeto Soletrar para incentivar leitura e alfabetização

A Escola Municipal Clemente Rocha, situada no bairro Benedito Bentes em Maceió, está trabalhando o projeto Soletrar em sala de aula com turmas do 1° ao 5° anos do Ensino Fundamental. A iniciativa, que já está na 6ª edição, busca contribuir para o processo de alfabetização dos estudantes, incentivando a leitura através de concursos de soletração entre os alunos.

Como funciona o projeto

Os professores escolhem um tema, em acordo com os alunos, e selecionam palavras relacionadas para serem estudadas. Após aprenderem as palavras, os estudantes participam de concursos de soletração, avançando de níveis e sendo premiados em cada uma das posições.

Resultados e depoimentos

A idealizadora do projeto, professora Ana Maria, explica que o objetivo é desenvolver a sensibilidade dos alunos à leitura e empatia com os colegas, de forma lúdica e dinâmica. As turmas envolvidas no Soletrar já apresentam avanços na leitura e na expansão do vocabulário. A professora Larissa Estevão destaca como o projeto tem ajudado seus alunos a se envolverem mais no processo de leitura.

About Marcelo Barros, com informações da Prefeitura de Maceió

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

Samu ou Bombeiros? Entenda as Situações que Requerem Cada Atendimento

Em momentos de emergência, saber a quem recorrer pode salvar vidas. O Samu e o …