Ascom Uncisal

Vice-reitora da Uncisal participa de missão internacional na África do Sul

Com a proposta de compartilhar conhecimento e discutir parcerias com outras instituições de ensino superior, a vice-reitora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Ilka do Amaral Soares, participa de uma missão internacional na África do Sul ao longo desta semana.

Uma comitiva composta por 39 representantes de instituições filiadas à Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) tem visitado universidades nas cidades de Durban, Cidade do Cabo, Porto Elizabeth e Johannesburg. “Essa missão representa possibilidades de parcerias internacionais para nossa universidade, no campo da pesquisa, da pós-graduação e da mobilidade acadêmica.

Durante as reuniões, a universidade visitada apresenta suas potencialidades e possibilidades de parceria. Após esse momento, há uma visita ao campus, sobretudo aos laboratórios de pesquisa. A missão está no início, mas já manifesta grandes oportunidades”, explicou Ilka do Amaral Soares.

A missão da Abruem à África do Sul seguirá até o dia 2 de setembro. A comitiva iniciou suas atividades em Durban, onde haverá visitas à University of Kwazulu-Natal (UKZN) e à Durban University of Technology. Na cidade, os participantes ainda terão a oportunidade de participar do workshop de Liderança Global, co-organizado pela Associação Internacional de Educação da África do Sul (Ieasa) e pela Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea).

Também em Durban, o grupo realizará networking na Ieasa Conference, evento anual que reúne líderes de internacionalização, especialistas, acadêmicos e pesquisadores, profissionais, educadores, estudantes e inovadores, bem como organizações e indivíduos interessados na internacionalização do ensino superior. O objetivo do evento é compartilhar pensamentos, resultados de pesquisas, experiências vividas e exemplos de boas práticas. O tema deste ano é Olhando para trás – Olhando para frente.

A segunda cidade a ser visitada é a capital legislativa da África do Sul, a Cidade do Cabo. No local, que é considerado o segundo maior centro financeiro, econômico e comercial do País, serão conhecidas as seguintes instituições: Stellenbosch University (SUN), University of Western Cape (UWC) e University of Cape Town (UCT).

Em seguida, a missão internacional tem como destino Port Elizabeth. A cidade, que possui um dos maiores portos da África do Sul, abriga duas instituições de ensino superior importantes e que serão visitadas pela comitiva, a Nelson Mandela University – Campus Sul e a Rhodes University.

A última cidade a ser visitada pelos membros da comitiva é Johannesburg. A cidade, que é capital da província de Gauteng, é uma das grandes metrópoles do País, com mais de 5,5 milhões de habitantes. Ao todo, os participantes da missão conhecerão quatro universidades no local: University of Johannesburg (UJ), University of the Witwatersrand (WIT), University of Pretoria (UP) e University of South Africa (Unisa).

No local também será realizada visita à sede da Embaixada do Brasil. Abruem A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), criada em 1991, é uma das mais importantes entidades do Ensino Superior Brasileiro e da América Latina. Atuando diretamente em 22 Estados do Brasil, por meio de suas 47 universidades associadas, a Abruem busca aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, sempre almejando a harmonia entre Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização.

A entidade é defensora da causa da internacionalização, promovendo anualmente diversas ações que envolvem missões ao exterior, acordos de cooperação e encontros diplomáticos.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

blank
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

Uso de Celular ao Volante Gera Mais de 9.400 Multas em Alagoas este Ano

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) registrou, entre janeiro e outubro de 2024, …