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Servidores da Educação participam de imersão tecnológica na Europa

Dez servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estão participando de uma missão internacional na Europa. Até domingo (21), ele terão dias intensos de visitas técnicas e debates sobre os mais variados temas, entre eles, as possibilidades de modernização da gestão pública. A viagem premia os vencedores da edição 2022 do Concurso de Ações Inovadores, criado pelo Governo de Alagoas com o objetivo de valorizar iniciativas que fomentam a inovação no serviço público.

O superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio e Políticas Educacionais, Ricardo Lisboa, e a gerente especial de Combate ao Abandono Escolar, Sheyla Montenegro, integram a delegação formada por dez servidores estaduais. Ricardo e Sheyla, inclusive, estão acompanhados por duas ex-servidoras da Seduc que também venceram o concurso: Vanessa Bezerra, que, atualmente, é assessora técnica na Secretaria de Estado do Turismo, e Daliana Silva, assessora de monitoramento setorial da Governança.

Todos iniciaram a imersão na Finlândia, país que abriga escolas, bibliotecas e universidades conceituadas. Não à toa, seu sistema educacional é reconhecido como um dos melhores do mundo, graças à preocupação com o bem-estar e o desenvolvimento integral do estudante. De lá, os servidores seguiram para a Estônia, onde foram recebidos pela primeira-ministra Kaja Kallas. Com apenas 1,3 milhão de habitantes, o país da antiga União Soviética é considerado o mais digital do planeta, tendo 99% dos serviços públicos com acesso à internet.

A missão em ambos os países acontece em parceria com a Demos Helsinki, uma organização finlandesa que presta consultoria sobre governança e inovação social.

Para o superintendente Ricardo Lisboa, a imersão é uma oportunidade única de conhecer experiências exitosas desenvolvidas no Velho Continente e, portanto, capazes de transformar vidas por meio da educação. “Aqui estamos porque vencemos o concurso com o programa Cartão Escola 10, iniciativa de sucesso do Governo de Alagoas no combate à evasão escolar. Tudo está sendo muito proveitoso. Temos visto como estes aparelhos públicos podem e devem estar à serviço da população, percorrendo países que são referência em educação e extraindo ideias que podem inspirar políticas públicas a serem executadas em nosso estado”, afirmou o superintendente.

“Poder participar de uma imersão como esta é muito gratificante porque estamos conhecendo várias boas práticas em educação e absorvendo conhecimento para que possamos, inclusive, aprimorar programas cujo alcance social salta aos olhos, a exemplo do próprio Cartão Escola 10, por meio do qual buscamos facilitar a vida do estudante, mantendo-o em sala de aula para que ele possa concluir, com qualidade, o ensino médio e, na sequência, galgar seu espaço no mercado de trabalho”, emendou a gerente Sheyla Montenegro.

Concurso de Ações Inovadoras Desenvolvido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), por meio da Escola de Governo de Alagoas (Egal), o Concurso de Ações Inovadoras elege as melhores ideias ou projetos desenvolvidos por servidores estaduais que geram inovação no serviço público de Alagoas. As inscrições para a edição 2023 estão abertas até o próximo dia 3 de novembro, e podem ser feitas via Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

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Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

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