Valdir Rocha / Ascom Seduc

Projeto de Escola Estadual de Penedo é Destaque em Concurso do Instituto Natura

A Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto, localizada em Penedo, Alagoas, alcançou um marco significativo ao ser selecionada na seleção Boas Práticas do Instituto Natura. O projeto, criado por alunos da 1ª série do Ensino Médio Integral, abordou o tema dos crimes cibernéticos e a propagação de fake news, destacando-se entre propostas de mais de 20 estados do Brasil.

Conscientização sobre Crimes Cibernéticos e Fake News

O tema escolhido pelos alunos e pela professora Elaine Santos surgiu em resposta às ameaças digitais a escolas no país. A diretora-geral da escola, Cícera Santos da Silva, destacou como as visitas e palestras educativas da Promotoria de Justiça e da polícia despertaram o interesse dos alunos no assunto, enfatizando a necessidade de entender a internet como um espaço de responsabilidade, não de impunidade.

Promovendo um Ambiente Digital Seguro nas Escolas

Valdir Rocha / Ascom Seduc

O projeto propõe tornar o ambiente digital das escolas mais seguro, fomentando uma cultura de paz com o envolvimento ativo de alunos, professores, gestores, funcionários e pais. A iniciativa visa promover respeito e segurança no meio digital, especialmente em ambientes educacionais.

Publicação na Coletânea Rodas de Conversa 2023

Os trabalhos selecionados pelo Instituto Natura, incluindo o projeto da escola de Penedo, serão publicados na Coletânea Rodas de Conversa 2023. Esta publicação será distribuída para todos os 22 estados parceiros e estará disponível no site do Instituto Natura e em suas redes sociais.

Orgulho e Reconhecimento para a Educação Pública de Alagoas

A seleção do projeto é um motivo de orgulho e indica o bom momento pelo qual passa a educação pública de Alagoas, conforme destacado pela diretora Cícera Santos da Silva. O reconhecimento pelo Instituto Natura é visto como uma prova do trabalho eficaz e do potencial dos estudantes da escola.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

blank
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

Samu ou Bombeiros? Entenda as Situações que Requerem Cada Atendimento

Em momentos de emergência, saber a quem recorrer pode salvar vidas. O Samu e o …