Thiago Ataíde / Ascom Seduc

Brilho dos Estudantes Alagoanos na Redação do Enem

A divulgação dos resultados da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 destacou o excepcional desempenho dos estudantes da rede estadual de ensino de Alagoas. Com o tema focado nos desafios do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil, os alunos alcançaram pontuações próximas à máxima, refletindo o sucesso de programas de preparação como o “Foca no Enem” e o projeto “O Mil é Nosso”.

Programas de Suporte e Preparação

O “Foca no Enem” promoveu aulões para aprimorar a preparação dos estudantes do ensino médio, enquanto o “O Mil é Nosso”, idealizado pela professora Lívia Soares, ofereceu aulas gratuitas online. Esses programas demonstram o comprometimento da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) de Alagoas em fornecer recursos educacionais de qualidade.

Histórias de Sucesso

Estudantes como Éricka Castro e Carla Dâmaris, que alcançaram impressionantes 980 pontos, compartilham suas experiências e estratégias para o sucesso. A dedicação, o apoio de professores excepcionais e a criação de uma rotina de estudos focada na prática constante de redação foram fundamentais para seus desempenhos.

Dicas dos Estudantes

As dicas dos estudantes destacados incluem a importância de criar uma rotina de estudos com foco na redação, praticar regularmente e expandir o repertório cultural para melhorar a escrita e o conteúdo das redações.

A Importância da Preparação Adequada

A professora Lívia Soares enfatiza a importância de lidar com o nervosismo e a ansiedade antes do exame, destacando que uma boa preparação pode ajudar a amenizar esses fatores. Seu trabalho e o apoio da Seduc foram cruciais para o sucesso dos estudantes.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

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