Thiago Ataíde/Ascom Seduc

Estudantes de Alagoas Brilham no Programa Futuras Cientistas

Três talentosas estudantes da rede estadual de Alagoas foram selecionadas para participar do programa “Futuras Cientistas”, uma iniciativa do governo federal que visa aumentar a participação feminina nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), promovendo a equidade de gênero. Durante uma semana, as estudantes Isadora de Sá Pereira, Maria Clara Lino e Brenda Kaline Félix mergulharam no mundo da ciência na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Imersão Científica na Ufal

O programa proporcionou às alunas a oportunidade de desenvolver um plano de trabalho sobre biorrefinarias e a indústria oleoquímica, realizando experimentos práticos nos laboratórios do Instituto de Química e Biotecnologia da Ufal. Esta experiência única permitiu que elas aprofundassem seus conhecimentos e despertassem ainda mais seu interesse pelas áreas científicas.

Experiências Inspiradoras das Estudantes

Isadora, da Escola Estadual de Pariconha, que recentemente passou por uma reforma significativa, lembra como o apoio de seu professor de Física foi essencial para seu envolvimento no programa. Para Maria Clara, da Escola Estadual Profª Maria Antônia de Oliveira, a participação no “Futuras Cientistas” ampliou sua visão sobre a ciência, motivando-a a considerar uma carreira na área.

Impacto do Programa Futuras Cientistas

Coordenado pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), o programa não só incentiva o interesse das jovens mulheres pela ciência, mas também contribui para a redução das barreiras de acesso e permanência nos espaços científicos. Segundo dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, 70% das participantes do programa foram aprovadas em vestibulares nos últimos 10 anos, com 80% escolhendo cursos nas áreas de Ciência e Tecnologia.

Perspectivas Futuras

A iniciativa “Futuras Cientistas” é um passo significativo para fortalecer a presença feminina em campos tradicionalmente dominados por homens, incentivando jovens estudantes a seguir carreiras em STEM. Com programas como esse, espera-se um aumento contínuo na diversidade e inclusão no cenário científico e tecnológico do Brasil.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

Samu ou Bombeiros? Entenda as Situações que Requerem Cada Atendimento

Em momentos de emergência, saber a quem recorrer pode salvar vidas. O Samu e o …