Ascom Secti

Governo de Alagoas Lança Novos Editais e Fortalece Conselho de Ciência e Tecnologia

A Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) de Alagoas, em colaboração com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), está pronta para lançar novos editais do Programa Mais Ciência, Mais Futuro. Além disso, a cerimônia, programada para a próxima quarta-feira, incluirá a posse dos titulares do Conselho Estadual da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Cecti).

Atualização Estratégica da Lei Estadual

Durante o evento, será assinado o decreto de regulamentação da nova Lei Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. A lei, que representa um marco significativo para o setor, foi homologada em setembro de 2023. A atualização da legislação visa facilitar a criação e operação de empresas inovadoras e startups, além de permitir aplicações diretas e simplificadas de soluções inovadoras no setor governamental.

Diminuindo Burocracias e Fomentando Inovação

A nova lei promete reduzir burocracias e expandir flexibilidade para o desenvolvimento de novos processos e produtos. Com mecanismos e incentivos fiscais projetados para atrair novos investimentos, a lei busca posicionar Alagoas como um ambiente favorável para negócios inovadores e tecnológicos.

Conselho Estadual de CT&I: Promovendo a Pesquisa Científica

O Conselho Estadual da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, formado por membros de várias instituições e órgãos, tem como objetivo desenvolver e implementar o Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, promovendo projetos e estudos para o avanço científico e tecnológico no estado.

Investimentos Significativos em Ciência e Tecnologia

O Governo do Estado, comprometido em investir R$ 200 milhões na CT&I de Alagoas até 2026, anunciará três novos editais Secti Fapeal com um investimento inicial para 2024 superior a R$ 17 milhões. Estes incluem bolsas de mestrado e doutorado, recursos para equipamentos de laboratório e o Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior Sesi Senai, visando estimular projetos de pesquisa e inovação entre estudantes.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

Samu ou Bombeiros? Entenda as Situações que Requerem Cada Atendimento

Em momentos de emergência, saber a quem recorrer pode salvar vidas. O Samu e o …