Alagoas lidera na redução do analfabetismo adulto no Brasil

Nos últimos 12 anos, Alagoas alcançou a maior redução percentual na taxa de analfabetismo entre adultos no Brasil. Segundo o Censo do IBGE, de 2010 a 2022, a taxa de alfabetização de pessoas acima de 15 anos aumentou de 75,7% para 82,3%, uma redução de 6,6 pontos percentuais no analfabetismo.

Além disso, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2023 revelou que o analfabetismo entre pessoas com 15 anos ou mais caiu de 16% em 2019 para 14,4% em 2022, uma diminuição de mais de 35 mil pessoas não alfabetizadas. Entre os idosos (60+), a taxa de analfabetismo caiu 3,9 pontos percentuais em comparação a 2019 e 9,3 pontos em relação a 2016.

A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, destaca o sucesso das colaborações entre governo e municípios, através de formações, materiais didáticos e programas de busca ativa. O Índice Estadual de Qualidade Educacional de Alagoas (Iqeal), que destina parte do ICMS à Educação, também contribuiu significativamente.

Programa Brasil Alfabetizado e iniciativas locais

O Programa Brasil Alfabetizado (PBA) foi essencial para combater o analfabetismo. Entre 2015 e 2016, 10 mil jovens e adultos foram alfabetizados. Embora o programa tenha sido suspenso por cinco anos, ele foi retomado no governo do presidente Lula. Em Alagoas, a Secretaria de Estado da Educação abriu 800 vagas para professores alfabetizadores e oito mil para alunos, em 800 turmas.

Além do PBA, o programa “Vem Que Dá Tempo” permite que adultos concluam o ensino fundamental e ingressem na Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o ensino médio.

Programa Criança Alfabetizada

blank

O Programa Criança Alfabetizada (PARC), parte do programa Escola 10, visa melhorar o ensino através de parcerias entre o Estado e os municípios. O PARC oferece formações de professores, material didático complementar e bolsas para articuladores de ensino.

Nos últimos dois anos, houve uma melhoria na fluência leitora das crianças alagoanas. O Índice de Fluência Leitora aumentou de 2,8 em 2021 para 5,3 em 2023, um crescimento de 89%. Em 2024, 80 mil crianças serão beneficiadas pela ação, que agora conta com o apoio da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa).

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

blank
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

Samu ou Bombeiros? Entenda as Situações que Requerem Cada Atendimento

Em momentos de emergência, saber a quem recorrer pode salvar vidas. O Samu e o …