MAIS DE 300 MIL ALUNOS PARTICIPAM DA OBMEP 2024 EM ALAGOAS

Mais de 337 mil estudantes alagoanos estão prontos para a 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), cujas provas serão aplicadas na próxima terça-feira, 4 de junho. Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a OBMEP é uma das maiores competições de conhecimento do país e, este ano, bateu recordes de participação com 56.513 escolas e 5.564 cidades, abrangendo 99,9% dos municípios brasileiros.

Em âmbito nacional, a competição conta com a participação de 18,5 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

Mensagem de Incentivo

A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, desejou boa sorte a todos os participantes alagoanos. “A OBMEP é uma das olimpíadas mais importantes do país e oferece muitas oportunidades aos medalhistas. Parabenizo todas as escolas e professores pelo empenho e desejo uma excelente prova aos nossos estudantes”, afirmou.

Crescimento em Alagoas

O coordenador estadual da OBMEP, Professor Adelailson Peixoto, do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), destacou o aumento no número de inscrições em Alagoas. “Este ano, 884 escolas de 102 municípios estão inscritas, seis a mais que em 2023”, informou. Pela rede estadual, 153.380 estudantes de 282 escolas participarão, representando 45,5% do total de alunos e 32% das escolas. “Registramos um crescimento na rede estadual, com três escolas a mais em comparação a 2023”, acrescentou.

Desempenho Histórico

Na edição 2023 da OBMEP, a rede estadual de ensino de Alagoas teve seu melhor desempenho histórico, conquistando quatro medalhas de ouro na esfera nacional, totalizando 22 medalhas. Além dos quatro ouros, foram obtidas três pratas e 15 bronzes. As 250 Menções Honrosas nacionais elevaram o número de premiados para 272. Seis professores e quatro escolas também foram premiados.

Na etapa regional, que reconhece os melhores desempenhos de cada estado, 76 estudantes da rede estadual foram medalhistas, com sete ouros, 17 pratas e 52 bronzes. Os alunos premiados tanto na etapa regional quanto na nacional receberão suas medalhas em uma cerimônia de premiação no segundo semestre de 2024.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

blank
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

Samu ou Bombeiros? Entenda as Situações que Requerem Cada Atendimento

Em momentos de emergência, saber a quem recorrer pode salvar vidas. O Samu e o …