Ascom PM

De Farda e Kimono: Cabo da PM de Alagoas Desafia o Mundo no Karatê

A vida do cabo PM Alysson Lira flutua entre o mundo da segurança pública e o universo das artes marciais. Servindo nas fileiras da Polícia Militar de Alagoas, Alysson não apenas veste a farda, mas também o kimono, empenhando-se em duas missões distintas: proteger a população alagoana e conquistar títulos internacionais no karatê. O próximo desafio do militar é o Campeonato Mundial de Karatê, que ocorrerá entre os dias 13 e 16 de julho, na cidade de Dundee, na Escócia.

O Caminho do Sucesso

A carreira de Alysson no karatê é marcada por conquistas impressionantes. Como atleta, ele garantiu o primeiro lugar em dois campeonatos Norte-Nordeste e venceu 15 campeonatos alagoanos. A determinação e o talento do cabo da PM o levaram ao topo duas vezes, como campeão brasileiro. Esse bicampeonato, conquistado em 2022, foi a chave para o próximo desafio: a competição mundial na Grã-Bretanha. Alysson ingressou na PM em 2013, serviu em unidades operacionais da capital e do interior e atualmente atua no Comando de Policiamento da Capital (CPC).

A Simbiose entre a Arte Marcial e o Serviço Militar

Para Alysson, o karatê vai além de uma mera arte marcial, é um estilo e uma filosofia de vida. Ele enxerga semelhanças profundas entre a arte do karatê e a vida militar, onde doutrina, disciplina e hierarquia são pilares essenciais. Com essa perspectiva e sob a orientação do técnico Edgar Lucena, Alysson tem se esforçado para a competição, balanceando a rotina de serviços, paternidade e treinos para o campeonato mundial.

Uma Linhagem de Caratecas Combatentes

Aos 29 anos, Alysson é herdeiro de uma tradição familiar de caratecas. Ainda na infância, aos cinco anos, ele deu seus primeiros passos na modalidade e desde então tem participado de competições estaduais, nacionais e acumulado títulos. A influência para sua carreira no esporte e na vida, ele atribui ao pai, o major Edson Ferreira, referência na área de Defesa Pessoal na Corporação e atual presidente da Federação Alagoana de Karatê Interestilos (Feaki). A família ainda conta com outro atleta, militar e faixa preta: o cabo Elicleyton, um ano mais velho que Alysson e com o mesmo tempo de serviço na polícia.

Um Apelo pelo Apoio

Antes de subir ao tatame na Escócia, Alysson e sua equipe têm um desafio imediato: a arrecadação de recursos. As passagens já estão garantidas, porém as despesas com hospedagem e alimentação ainda são obstáculos a serem superados. Eles continuam buscando patrocínio e apoio. Interessados em contribuir para essa jornada podem entrar em contato (82) 99610-2015 ou e-mail [email protected].

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

Maceió recebe 150 câmeras no novo sistema de vigilância da SSP

Em um esforço para reforçar a segurança pública, Maceió passou a contar com 150 câmeras …