Foto: Célio Junior/Secom Maceió

Prefeitura de Maceió intensifica ações de limpeza na orla marítima

Diante do problema do descarte irregular de resíduos na orla marítima de Maceió, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (ALURB) tem mantido equipes fixas na região para preservar o espaço público e o meio ambiente. Mais de 3.400 toneladas de lixo foram recolhidas nas praias em 2023, com a atuação de mais de 70 agentes de limpeza.

Ação das Ecopeneiras e Ecoboat

Em fevereiro de 2023, a Prefeitura iniciou a operação das Ecopeneiras, equipamentos voltados para o recolhimento eficiente dos microlixos. Além disso, a autarquia colocou em funcionamento o Ecoboat, um equipamento que recolhe o lixo descartado irregularmente no mar, após o sucesso de sua atuação na Lagoa Mundaú.

Cidadão e poder público

Moacir Teófilo, diretor-presidente da ALURB, destaca que manter a orla limpa e organizada é dever do poder público, mas o cidadão deve participar. Ele enfatiza a importância de adotar práticas positivas, como utilizar as papeleiras instaladas na orla e levar uma sacolinha para recolher o lixo gerado.

Atenção a outros pontos da cidade

A Prefeitura de Maceió também tem se preocupado com a limpeza de outros locais, como a foz do Riacho Salgadinho, na Praia da Avenida, em Jaraguá. De janeiro a abril, equipes de limpeza recolheram cerca de 3 mil toneladas de lixo na região, com a ajuda de tratores e caçambas.

About Marcelo Barros, com informações da Prefeitura de Maceió

blank
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

O turismo sustentável nas águas de Alagoas: Como equilibrar desenvolvimento e preservação

O Estado de Alagoas é famosa por suas praias de águas cristalinas, piscinas naturais e …