Diante do problema do descarte irregular de resíduos na orla marítima de Maceió, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (ALURB) tem mantido equipes fixas na região para preservar o espaço público e o meio ambiente. Mais de 3.400 toneladas de lixo foram recolhidas nas praias em 2023, com a atuação de mais de 70 agentes de limpeza.
Ação das Ecopeneiras e Ecoboat
Em fevereiro de 2023, a Prefeitura iniciou a operação das Ecopeneiras, equipamentos voltados para o recolhimento eficiente dos microlixos. Além disso, a autarquia colocou em funcionamento o Ecoboat, um equipamento que recolhe o lixo descartado irregularmente no mar, após o sucesso de sua atuação na Lagoa Mundaú.
Cidadão e poder público
Moacir Teófilo, diretor-presidente da ALURB, destaca que manter a orla limpa e organizada é dever do poder público, mas o cidadão deve participar. Ele enfatiza a importância de adotar práticas positivas, como utilizar as papeleiras instaladas na orla e levar uma sacolinha para recolher o lixo gerado.
Atenção a outros pontos da cidade
A Prefeitura de Maceió também tem se preocupado com a limpeza de outros locais, como a foz do Riacho Salgadinho, na Praia da Avenida, em Jaraguá. De janeiro a abril, equipes de limpeza recolheram cerca de 3 mil toneladas de lixo na região, com a ajuda de tratores e caçambas.