Barco Escola: veja como se inscrever no projeto de educação ambiental do IMA

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) retoma nesta sexta-feira (10) o projeto “Barco Escola – Navegando com o Meio Ambiente”, uma ação de educação ambiental que explora de barco o Complexo Estuarino Lagunar Mundaú Manguaba (CELMM). O projeto proporciona uma aula com base nos conhecimentos sobre o CELMM, que possui um dos ecossistemas mais importantes do estado. A visita pode ser agendada por meio do Portal Ambiental, disponível no site do IMA.

A viagem de barco faz um percurso pelo canal principal da Laguna Mundaú. Durante o trajeto são abordados os aspectos geográficos, biológicos e sociais do complexo. A atividade dura aproximadamente uma hora, mas depende das condições de vento e visibilidade na Laguna. As aulas são realizadas sempre durante a maré alta.

Veja o passo a passo de como se inscrever

A inscrição deve ser feita por meio de um requerimento. Para solicitar o Barco Escola deve-se realizar um cadastro no Portal Ambiental, que pode ser acessado na área de serviços no site do IMA ou pelo link: https://licenciamento.ima.al.gov.br/#/requerente/requerimentos/lista, onde devem ser informados CPF ou CNPJ, nome completo, e-mail e o telefone do solicitante. Além disso, é exigida a criação de uma senha. Assim que a conta estiver ativa, um requerimento deve ser feito clicando na barra em azul “Novo Requerimento”.

Para a efetivação da solicitação, todos os campos devem ser preenchidos, mesmo que não correspondam ao pedido.

Clique em “Não” na lacuna “O requerimento é referente a uma solicitação de ATPP/ATRP?”

Em “Coordenadas Geográficas (SIRGAS 2000)” responda com zero (0) nas barras “Latitude” e “Longitude”

Clique na opção “Não” para a questão: O empreendimento, evento ou obra é localizado em outro endereço, diferente do informado acima?

Em seguida você deve informar dados correspondentes ao endereço da instituição ou residência: CEP, logradouro, número, complemento, bairro, estado e cidade.

Digite “Solicitações diversas” no espaço em branco do tópico “Qual a tipologia do empreendimento/serviço a ser solicitado?”

Escolha duas vezes a opção “Não possui” para as barras “Potencial” e “Porte”

No campo “Qual o tipo de solicitação você deseja realizar?” Clique em “Outros Serviços”

Na barra “Descreva por completo a sua solicitação” digite: “Solicitação para aula a bordo no Barco Escola”

Preencha as áreas “O empreendimento é de interesse social?” e “É uma mudança de titularidade?” com a opção “Não”.

Por fim, verifique seus dados e confirme o requerimento.

Você será levado à uma nova tela com a opção “REQUERIMENTO/OFÍCIO OU OUTRO DOCUMENTO QUE ESPECIFIQUE O SERVIÇO SOLICITADO”.

Clique na barra em azul e selecione o ofício que deve ser direcionado à presidência do IMA.

blank

O documento deve conter dados como nome do solicitante, nome da instituição, CPF e CNPJ, endereço e descrição da solicitação. Todos os documentos devem ser enviados nos formatos PDF ou KML – o envio do documento conclui a solicitação.

O solicitante deve aguardar a aprovação e o contato do IMA para o agendamento da aula. De acordo com as normas para embarque, é proibido o uso de trajes de banho, o consumo de bebidas alcoólicas e a descida do barco sem autorização dos técnicos. Além disso, é recomendada a utilização de proteção solar e consumo consciente de alimentos durante o passeio.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

blank
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

Capitania dos Portos de Alagoas realiza exposição em comemoração à Semana da Pátria

Como parte das comemorações da Semana da Pátria, a Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL) …