Marcelo Barros, com informações da Agência Marinha

MARINHAS DO BRASIL E EUA REALIZAM OPERAÇÃO EM APOIO ÀS FAMÍLIAS DO RS

Em uma demonstração de cooperação internacional e solidariedade, a Marinha do Brasil (MB) e a Marinha dos Estados Unidos (EUA) realizaram hoje (27) uma operação típica de guerra para apoiar a população do Rio Grande do Sul (RS). Coordenada pela MB, a ação envolveu a transferência de 15 toneladas de donativos entre o Porta-Aviões Nuclear “George Washington” e o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, na costa do estado. Esta operação visa agilizar a entrega de ajuda às vítimas das enchentes e celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Operação de Alta Complexidade

O reabastecimento vertical de carga consiste em uma operação militar de transferência de material entre navios, no mar, utilizando helicópteros – Imagem: SG FN Pinho

A operação militar, conhecida como VERTREP (Vertical Replenishment), consiste na transferência de carga externa entre navios utilizando helicópteros. Em alto-mar, o NAM “Atlântico” se posicionou a cerca de 500 metros do porta-aviões americano, recebendo as doações içadas por helicópteros brasileiros e norte-americanos. Após receber toda a carga, o navio brasileiro atracará novamente em Rio Grande (RS) para desembarcar o material e encaminhá-lo à Defesa Civil.

Apoio Humanitário e Logístico

As doações, que incluem água mineral, alimentos não perecíveis, ração e material de higiene e limpeza, foram arrecadadas e armazenadas pela MB. Transportadas pelo Centro de Distribuição e Operações Aduaneiras da Marinha (CDAM), estas doações são essenciais para as famílias afetadas pelas chuvas no RS. O Comandante da 1ª Divisão da Esquadra, Contra-Almirante Nelson de Oliveira Leite, destacou a importância da interoperabilidade entre as marinhas aliadas em situações de calamidade pública.

Demonstração de Solidariedade Internacional

A presença e o apoio da Marinha dos EUA reforçam a solidariedade internacional. O Contra-Almirante Leite enfatizou que “essa operação mostra a importância de estarmos prontos para atuar em cooperação com outras forças navais em situações reais como essa”. Ele também mencionou a capacidade de mobilidade do NAM “Atlântico”, que permite operações eficientes de transferência de carga e suporte às regiões afetadas.

Operação “Taquari 2”

Desde o dia 30 de abril, a Marinha do Brasil está atuando nas cidades gaúchas afetadas pelas chuvas com a Operação “Taquari 2”. Mais de 2.000 militares, 11 helicópteros, 9 navios, 73 embarcações e 215 viaturas foram empregados para prestar auxílio, além do transporte de mais de 400 toneladas de donativos e 130 mil litros de água engarrafada. Um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais em Apoio à Defesa Civil está no RS realizando resgates, transportes de materiais, desobstrução de vias, recuperação de estruturas e fornecimento de água potável com duas estações móveis de tratamento.

About Redação Maceió em Foco

Check Also

Marinha do Brasil lidera treinamento de segurança no Golfo da Guiné

Marinha do Brasil lidera treinamento de segurança no Golfo da Guiné

A Marinha do Brasil participa, até 24 de junho, do exercício internacional GUINEX IV, envolvendo …