Observatório de Políticas Públicas de Alagoas será entregue em 12 de maio

O Observatório de Políticas Públicas de Alagoas será entregue no próximo dia 12, resultado de uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), o Governo de Alagoas e o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). O projeto visa criar uma plataforma aberta com dados, informações e indicadores alinhados às agendas globais de desenvolvimento sustentável, como a Agenda 2030 e a Nova Agenda Urbana.

O Observatório permitirá acompanhar o desenvolvimento dos municípios alagoanos em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e promover a tomada de decisão e monitoramento das políticas públicas de Alagoas baseadas em evidências. Além disso, serão produzidas análises temáticas para apoiar políticas públicas setoriais, melhorando o atendimento aos cidadãos alagoanos.

Desde 2017, o ONU-Habitat trabalha em conjunto com o governo de Alagoas na elaboração de diagnósticos, estratégias e ampliação das capacidades técnicas que contribuam para o desenvolvimento urbano sustentável. A parceria tem colaborado com dados, informações e diretrizes para apoiar a implementação de iniciativas que melhorem os indicadores urbanos e socioeconômicos locais, especialmente em áreas mais precárias da capital, Maceió, e que agora serão expandidos para outros municípios do estado.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

blank
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

Plano de Trabalho da CPI da Braskem: Uma Análise Crítica e Prospectiva

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem, no Senado, emerge como um instrumento crucial …