O coordenador da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, foi recebido pelo secretário de Defesa Civil de Blumenau, Cel Carlos Menestrina. Foto: Ascom Defesa Civil

Defesa Civil de Maceió busca aprimorar comunicação com o uso do aplicativo AlertaBlu

Técnicos da Defesa Civil de Maceió estão em Blumenau, Santa Catarina, com o objetivo de receber treinamento e trazer para a capital alagoana o aplicativo AlertaBlu. A ferramenta tem como finalidade facilitar a comunicação com a população no envio de alertas, aumentando as possibilidades de disseminação de informações para os maceioenses. A equipe foi recebida pelo secretário de Defesa Civil de Blumenau, Coronel Carlos Menestrina, para conhecer a atuação da Defesa Civil na cidade e apresentar o trabalho da Defesa Civil de Maceió.

Visita aos equipamentos de monitoramento

Na programação da visita, os técnicos de Maceió também conhecerão os equipamentos que medem a quantidade de chuvas em Blumenau, os pluviômetros, bem como demais instrumentos de monitoramento na cidade. “Estamos sempre buscando melhorar nossa atuação na Defesa Civil de Maceió, para trazer mais segurança à população e aumentar ainda mais o alcance de envio de alertas”, afirma o coordenador geral da Defesa Civil Municipal, Abelardo Nobre.

O aplicativo AlertaBlu

O AlertaBlu é um sistema de monitoramento e acionamento de avisos para a Defesa Civil e a comunidade, relacionados ao risco de condições adversas de tempo e à possibilidade de cheias e deslizamentos de barreiras. A ferramenta permite que a população saiba, em tempo real, quais as condições do tempo e a previsão para os próximos dias, bem como avisos especiais sobre eventos adversos que possam atingir o município.

Impacto na Defesa Civil de Maceió

A implantação do aplicativo AlertaBlu em Maceió representa um avanço significativo na forma como a Defesa Civil da cidade se comunica com a população. A ferramenta proporcionará maior agilidade e precisão no envio de alertas e informações, contribuindo para a prevenção de acidentes e a promoção da segurança dos cidadãos maceioenses.

About Marcelo Barros, com informações da Prefeitura de Maceió

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

Governador Paulo Dantas Clama por Revisão de Acordo com Braskem Após Tragédia Ambiental em Maceió

No seio do Consórcio Nordeste, o governador Paulo Dantas levanta uma voz poderosa contra a …