Procedimento é feito remotamente e validado por equipes do DMTT. Foto: Ascom DMTT

Plataforma Colidiu facilita registro de acidentes sem vítimas em Maceió

O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió disponibilizou o Colidiu, uma plataforma eletrônica que facilita o registro de acidentes de menor complexidade sem vítimas. Nos primeiros três meses de funcionamento, foram registrados 334 acidentes em bairros como Gruta de Lourdes, Tabuleiro do Martins, Jatiúca, Farol e Cidade Universitária.

Usuários satisfeitos com a praticidade

Michel Douglas, que se envolveu em uma colisão na Avenida Fernandes Lima, destacou a praticidade do serviço. “O Colidiu simplifica o processo burocrático. Foi bem simples ter acesso à declaração na palma da mão. […] Foi tudo muito prático e rápido. Um ganho de tempo numa situação simples de colisão”, contou.

Como funciona o Colidiu

A plataforma, acessível pelo endereço eletrônico colidiu.com.br, permite o registro de acidentes ao informar detalhes como local, tipo, descrição e fotos do acidente, além dos dados pessoais e do veículo. Os condutores podem realizar o procedimento individualmente ou, em caso de acordo entre as partes, um único documento pode ser preenchido com os dados de todos os envolvidos.

Validação e reconhecimento

Após a validação dos agentes de trânsito do DMTT, o documento é reconhecido por demais órgãos e seguradoras de veículos. A declaração eletrônica do sinistro é emitida em até cinco dias úteis e enviada por e-mail. O diretor-presidente do DMTT, André Costa, ressaltou que o Colidiu contribui com a gestão ao facilitar a vida das pessoas e fornecer informações importantes para a prevenção de acidentes.

Acidentes com vítimas

Em casos de acidentes com maior complexidade e vítimas, os cidadãos podem acionar os agentes do DMTT para sinalizar a via e ordenar o trânsito. Para solicitar a presença de equipes, é necessário entrar em contato pelo número (82) 3312-5340, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

About Marcelo Barros, com informações da Prefeitura de Maceió

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

Governador Paulo Dantas Clama por Revisão de Acordo com Braskem Após Tragédia Ambiental em Maceió

No seio do Consórcio Nordeste, o governador Paulo Dantas levanta uma voz poderosa contra a …