Secom Maceió

Defesa Civil de Maceió apresenta plano de enfrentamento ao período chuvoso

Na tarde da última quarta-feira (17), Abelardo Nobre, coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, apresentou aos secretários do município o Previne 2023, plano de enfrentamento ao período chuvoso. O plano detalha as atividades que cada secretaria desenvolve durante situações de eventos extremos, como fortes chuvas e/ou inundações.

Preparação e Resposta

Felipe Lins, secretário do Gabinete Civil de Maceió, enfatizou a importância dessa preparação, que em 2022, mesmo com um intenso período chuvoso, evitou acidentes fatais na cidade. As ações emergenciais da Defesa Civil, parte do escopo do Previne 2023, são baseadas em resposta à população, seguindo ações de prevenção, preparação e, finalmente, restabelecimento após eventos extremos.

Período Chuvoso

Segundo a Normal Climatológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão para maio é de 294 mm de chuva. Até agora, apenas 26 mm foram registrados em Maceió.

Ações Integradas

As várias pastas e órgãos municipais desempenham funções específicas no Previne 2023. Entre elas:

  • A Defesa Civil de Maceió fará o diagnóstico e encaminhamento das situações de risco para os órgãos competentes;
  • A Secretaria Municipal de Educação oferecerá escolas para servirem como abrigos;
  • A Secretaria Municipal de Saúde cuidará da saúde sanitária das famílias abrigadas;
  • A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã realizará a demolição de imóveis condenados;
  • A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar facilitará o acesso de famílias desabrigadas e desalojadas aos abrigos municipais;
  • A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional fará o cadastro das famílias no programa de habitação;
  • A Secretaria Municipal de Infraestrutura trabalhará em obras de drenagem nas encostas;
  • A Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana atuará na remoção e poda de árvores que possam representar risco em casos de deslizamento;
  • O Departamento Municipal de Transporte e Trânsito será responsável por interditar vias, garantindo um fluxo seguro.

About Marcelo Barros, com informações da Prefeitura de Maceió

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

Governador Paulo Dantas Clama por Revisão de Acordo com Braskem Após Tragédia Ambiental em Maceió

No seio do Consórcio Nordeste, o governador Paulo Dantas levanta uma voz poderosa contra a …