Vacinação contra a gripe é ampliada para todos acima de 6 meses: Uma nova etapa na prevenção!

Na última sexta-feira (12), o Ministério da Saúde fez um anúncio importante para o Brasil: a ampliação da vacinação contra a gripe. A partir da próxima segunda-feira (15), toda a população acima de 6 meses estará apta a receber a dose. Esta decisão tem como principal objetivo expandir a cobertura vacinal contra essa doença, que tende a ter um aumento nas infecções durante o inverno. Até o momento, cerca de 21 milhões de pessoas já foram imunizadas, o que representa 30% do grupo prioritário.

Estratégias Locais para Operacionalizar a Imunização

A expansão da imunização foi possível graças a um pedido feito por estados e municípios, que utilizarão as vacinas em estoque e adotarão estratégias locais para operacionalizar a vacinação, adequando-se às realidades de cada região. Destaca-se que mais de 80 milhões de doses da vacina trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan, foram distribuídas para todo o país. A meta do ministério é vacinar 90% da população.

Público Prioritário

Antes da ampliação, a vacina contra a gripe estava sendo aplicada apenas no público prioritário. Este grupo é formado por idosos acima dos 60 anos, crianças (com idade a partir de 6 meses e menores de 6 anos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), imunossuprimidos, indígenas, profissionais da saúde e da educação, pessoas com deficiência permanente ou com comorbidades, profissionais de transporte coletivo e portuários, trabalhadores das forças de segurança e salvamento, trabalhadores das forças armadas e do sistema prisional e população privada de liberdade.

Benefícios da Vacinação

A pasta ressalta que a imunização é fundamental, pois reduz a carga da doença, especialmente em pessoas com problemas de saúde e idosos, prevenindo hospitalizações e mortes, além de diminuir a sobrecarga nos serviços de saúde. A vacina da gripe, fabricada com vírus inativados, fragmentados e purificados, não é capaz de induzir a doença. A composição e a concentração de antígenos são atualizadas anualmente, seguindo a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda segundo o ministério, o imunizante pode ser administrado simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional.

About Redação Maceió em Foco

Check Also

blank

Hospital do Coração Alagoano salva vida de paciente com Obstrução Coronária Grave

No Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, um procedimento cirúrgico salvou a vida de Genilson …