Carla Cleto / Ascom Sesau

Acesso a Medicamentos de Alto Custo Garantido pelo CEAF em Alagoas

O Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) em Alagoas, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), tem sido fundamental na disponibilização de medicamentos de alto custo para os cidadãos alagoanos. Este programa, acessível por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), oferece medicamentos gratuitamente, assegurando tratamentos que, de outra forma, poderiam ser inacessíveis devido ao alto custo.

Impacto Significativo para Pacientes

Rusliene Pereira, farmacêutica do CEAF, enfatizou a importância do programa, destacando que há tratamentos cujo custo pode ultrapassar R$ 1 milhão. A sede do CEAF em Maceió atende cerca de 800 pessoas diariamente, distribuindo 183 tipos de medicamentos. Os pacientes geralmente recebem os remédios mensalmente, com o programa garantindo cobertura em todo o estado de Alagoas, incluindo cidades como Arapiraca e União dos Palmares.

Relato de Paciente Beneficiada

Daniele Rodrigues, uma paciente que recebe medicamentos para psoríase através do CEAF, compartilhou sua gratidão pelo programa, destacando a qualidade do atendimento e a importância da iniciativa para seu tratamento.

Compromisso com a Saúde Pública

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou o papel vital do CEAF na garantia de tratamentos especializados para a população. Ele afirmou que o CEAF é uma contribuição nobre para a saúde pública, garantindo acesso a tratamentos essenciais que muitos não poderiam pagar.

Como Acessar o Programa

Para acessar o CEAF, o paciente deve ser diagnosticado por um especialista e obter um encaminhamento médico. Os formulários necessários estão disponíveis no site da Sesau. Após o preenchimento pelo médico e a entrega dos exames no CEAF, o paciente recebe, em cerca de cinco dias úteis, a resposta sobre a aprovação do tratamento. Em casos urgentes, como pacientes transplantados, o medicamento pode ser fornecido no mesmo dia.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

Pediatra alerta para riscos de queimaduras em crianças durante o período junino

Durante o período junino, os riscos de queimaduras aumentam significativamente devido ao uso de fogueiras …