Marco Antônio

Hemoal e Hemobrás Firmam Parceria para Recolhimento de Plasma Excedente em Alagoas

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) alcançou um marco significativo nesta quarta-feira (24), ao firmar um acordo com a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás). Este acordo é um grande passo para iniciar o recolhimento de plasma excedente, um avanço crucial para ampliar o acesso da população à saúde e para a produção nacional de medicamentos derivados do plasma.

Objetivo da Parceria Hemoal-Hemobrás

A parceria tem como finalidade principal aumentar a autossuficiência do Brasil na produção de hemoderivados. A hematologista e diretora do Hemoal, Verônica Guedes, ressalta que além do objetivo de autossuficiência, a parceria visa evitar o descarte de plasma excedente, capacitar os profissionais e melhorar a qualidade dos serviços dos Hemocentros.

Processo de Certificação e Implementação

Uma auditoria realizada em abril de 2023 pela Hemobrás e Octapharma qualificou o Hemoal para recolhimento do plasma excedente. A certificação foi concedida em 3 de janeiro deste ano, permitindo que o Hemoal se torne fornecedor de plasma para uso industrial pela Hemobrás/Octapharma.

Recolhimento de Plasma e Benefícios Futuros

A coleta de plasma excedente começará em fevereiro de 2024, segundo o Secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda. Este processo não só oferecerá economia e eficiência no uso de recursos, mas também permitirá a expansão de novos serviços de saúde em Alagoas.

Importância da Parceria para o Setor de Saúde

Frederico Batista Monteiro, representante da Hemobrás, destacou a importância dessa colaboração para a hemoterapia brasileira. A produção de hemoderivados depende do plasma excedente, e a parceria com os hemocentros é fundamental para o sucesso desse processo.

Rumo à Inovação na Saúde Pública

A parceria entre Hemoal e Hemobrás é um exemplo de como a colaboração pode levar à inovação e melhoria na saúde pública. Este acordo é uma prova do compromisso com a eficiência, economia e, acima de tudo, com a melhoria do acesso à saúde de qualidade para todos os cidadãos.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

Pediatra alerta para riscos de queimaduras em crianças durante o período junino

Durante o período junino, os riscos de queimaduras aumentam significativamente devido ao uso de fogueiras …