Ascom / Selaj

“Sala Inteligente” do Estádio Rei Pelé Eleva Segurança com Tecnologia Avançada

O Estádio Rei Pelé, o maior complexo esportivo de Alagoas, acaba de receber um importante reforço para a segurança de seus frequentadores. O Governo de Alagoas, através da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), inaugurou a “Sala Inteligente”, um espaço de monitoramento avançado equipado com tecnologia de ponta para garantir a segurança dentro e fora do estádio.

Modernização e Avanço Tecnológico

A transformação da sala de monitoramento representa um salto significativo em termos de segurança. Anteriormente com 20 câmeras, agora o estádio dispõe de 72 câmeras, incluindo 66 fixas e 6 Speed dome, que permitem monitoramento de longa distância com alta qualidade de imagem. A evolução tecnológica foi destacada pela secretária Lydia Pollyana, que enfatizou o compromisso do governo em realizar eventos esportivos seguros.

Objetivos da Nova Sala de Monitoramento

O principal objetivo da “Sala Inteligente” é coibir atos ilícitos dentro do estádio. Isso inclui a identificação e retirada de pessoas envolvidas em ações criminosas ou com mandados de prisão em aberto, graças ao sistema interligado à Segurança Pública. O tenente coronel Hiraque, comandante das operações de jogos no Rei Pelé, ressaltou a importância dessa ferramenta na redução de conflitos relacionados a jogos de futebol.

Apoio de Parceiros Institucionais

A iniciativa conta com o apoio do Ministério Público e Tribunal de Justiça, com a promotora de Justiça, Sandra Malta, reconhecendo a inauguração como um resultado de esforços conjuntos de quase 15 anos para garantir um futebol e um esporte cada vez mais seguros.

Operação e Planos Futuros

A “Sala Inteligente” já está em pleno funcionamento, operada por uma equipe da Selaj, uma empresa especializada em reconhecimento facial e integrantes das Polícias Militar e Civil. O Secretário Especial da Selaj, Charles Hebert, assegurou que os investimentos na segurança do estádio continuarão, com planos de ampliar o número de câmeras e serviços ainda neste ano.

Reforço na Segurança e no Espetáculo Esportivo

A instalação da “Sala Inteligente” no Estádio Rei Pelé não apenas reforça a segurança para todos os envolvidos em eventos esportivos, mas também eleva a qualidade do espetáculo oferecido aos torcedores e visitantes. Essa inovação representa um importante passo na integração entre esporte e segurança pública, estabelecendo um novo padrão para arenas esportivas em todo o país.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

Superintendência da PRF de Alagoas recebe visita técnica de oficiais da Polícia Militar

Na manhã do dia 7 de agosto, a Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em …