Kaio Fragoso / Ascom Setur

Alagoas Celebra Ano de Sucesso no Turismo com Conquistas Notáveis em 2023

O ano de 2023 foi um marco para o turismo em Alagoas, especialmente na esteira da recuperação do setor após a pandemia de covid-19. Com esforços concentrados, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur), registrou um crescimento notável, retomando os índices ascendentes que marcavam o setor antes da crise de saúde global.

Estratégias de Marketing e Infraestrutura

As ações de marketing realizadas pela Setur incluíram roadshows nacionais e internacionais, resultando na capacitação de mais de 4.500 agentes de viagens. O turismo de familiarização trouxe influenciadores de renome para divulgar as belezas naturais, gastronomia, artesanato e cultura de Alagoas. Estratégias de marketing também abrangeram a plotagem de ônibus e táxis na Europa e promoções ativas com operadoras e parcerias com companhias aéreas.

Desenvolvimento Sustentável e Capacitação Profissional

A Setur também se dedicou ao desenvolvimento sustentável do turismo, implementando Planos de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável em várias regiões. O Programa Escola do Turismo foi outra iniciativa chave, visando qualificar a mão de obra turística do estado, com mais de 3.000 profissionais já capacitados.

Impacto Econômico e Emprego

O turismo em Alagoas tornou-se um motor econômico significativo, empregando cerca de 40 mil pessoas diretamente e 120 mil indiretamente em todo o estado. A construção de novos hotéis e a ampliação do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares são testemunhos do crescimento e do potencial do setor.

Expectativas para a Temporada 23/24

Com expectativas altas para a temporada 23/24, Alagoas prevê a chegada de mais de 1 milhão de turistas, com um impacto econômico estimado em mais de R$ 2 bilhões. A temporada de cruzeiros também promete ser um grande impulsionador econômico, com dezenas de paradas de navios programadas.

Olhando para o Futuro

Para 2024, a Setur planeja manter o ritmo intenso de atividades para continuar promovendo o turismo em Alagoas, com várias novidades já programadas para janeiro.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

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Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

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